segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O surgimento da Filosofia

A palavra filosofia vem do grego philo e sophia. Philo deriva de philia, que significa "amizade", "amor e respeito", e sophia quer dizer "sabedoria". Assim, filosofia significa "amizade pela sabedoria" ou "amor e respeito pelo saber".

Surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C, nas colônias gregas do Mar Jônico. Eram cidades cosmopolitas, com a economia muito fundamentada no comércio. Destaca-se a cidade de Mileto. Com tantas culturas convivendo de forma pragmática, as explicações mitológicas perderam sua importância e um novo modo de explicar o mundo foi surgindo, de caráter mais racional e argumentativo, a filosofia.

A filosofia pré-socrática desenvolveu conceitos básicos nessa tentativa de explicar o mundo de maneira racional. O professor cita os seguintes conceitos:
  • phisis: seria a matéria básica, o fundamento eterno de todas as coisas. Conceito importante porque buscava explicar a origem do mundo na própria natureza e não em explicações místicas.
  • causalidade: conceito pelo qual todo elemento da realidade é efeito de uma causa. Assim, explicar a realidade passa a significar correlacionar um efeito a uma causa que o antecede ou determina. É a relação de causalidade que torna uma realidade inteligível. Evidentemente, isso colocava a questão da causa primeira (chamada arché), apontada como sendo a água (Tales de Mileto), o ar (Anaxímenes), o a-peiron (Anaximandro), o fogo (Heráclito), o átomo (Demócrito). O importante dessa contribuição não é se fixar no elemento em si (se a água, o fogo, etc.), mas nessa disposição do pensamento helênico em buscar uma explicação racional e natural para o mundo.
  • cosmos: conceito que se liga às ideias de harmonia, ordem e beleza. Significa que há uma ordem racional no mundo, tendo a causalidade como lei principal, e que se reflete na existência de leis e princípios.
  • logos: conceito que significa discurso, explicação sujeita à discussão. Heráclito afirma que a realidade possui um logos, ou seja, uma racionalidade que pode ser captada pela razão humana.

Verifica-se que a filosofia nasce com um caráter eminentemente crítico, o que permite que teorias possam ser discutidas, aprimoradas, alternadas.

Exercícios de fixação

Nenhum comentário: