01. (Defensor Público da União − 2007) Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia. Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a filosofia. Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item a seguir. A formação da pólis, a cidade-Estado, é a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia. Verdadeiro ou falso?
02. (UEL – 2003) Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta sobre o nascimento da filosofia:
a) Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos mitos gregos.
b) Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógico-argumentativas.
c) Reafirmou a aspiração ateísta dos gregos, vetando qualquer prova da existência de alguma força divina.
d) Desprezou os conhecimentos produzidos por outros povos, graças à supremacia cultural dos gregos.
e) Estabeleceu-se como um discurso acrítico e teve suas teses endossadas pela força da tradição.
03. Desde Tales de Mileto, as explicações sobre o cosmos são realizadas por meio de argumentos, razões plausíveis para que o processo desencadeado pela physis se comporte de determinada maneira. Tais argumentos são confrontados por outros filósofos e, progressivamente, as concepções tornam-se cada vez mais elaboradas. Dessa forma, o pensamento filosófico que emerge nesse movimento distancia-se do pensamento mítico, entre outras razões, porque:
a) inaugura o primado da transformação permanente pela interferência contínua dos deuses na criação do cosmos;
b) busca uma physis arcaica e antropomórfica, que une o homem ao cosmo sem sua estabilidade;
c) apresenta uma visão de mundo com base racional que pode ser repensada por meio de argumentação e substituída;
d) descreve uma cosmogonia inovadora racionalizada por meio de ritos simbólicos criados pela ação do homem;
e) as narrativas mágico-religiosas são substituídas por outra linguagem mágico-simbólica para representar o sagrado.
Gabarito.
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Em 2016, estou compartilhando as anotações que fiz sobre as aulas que assisti no curso IOB Concursos.
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