quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Desenvolvimento psicossexual: conceito e formação

O desenvolvimento psicossexual ocorre em etapas que se somam. Divide-se nas seguintes fases:

1. Fase oral. Até 2 anos de idade. Fase de simbiose com a mãe. A boca não é só um meio de subsistência, mas um meio de obter prazer.

2. Fase anal. A criança descobre que pode fazer algo totalmente desvinculado dos outros, que são as fezes. Surge a sensação de domínio, que se manifesta em chantagens.

As fases oral e anal se manifestam ainda na fase adulta, quando, por exemplo, o indivíduo passa a morder tampas de caneta ou ter o intestino preso em situações de ansiedade.

3. Fase fálica. A criança descobre o próprio corpo. Ocorre a diferenciação entre meninos e meninas, que passam a formar grupos distintos. Forma-se a estrutura da personalidade. Ocorre o complexo de Édipo (meninos) e o de Electra (meninas).

4. Fase de latência (7 aos 10 anos). Surgem as questões morais, religiosas e sociais. A criança questiona normas. Continua a separação em grupos masculinos e femininos.

5. Fase libidinal (dos 10 anos e meio aos 14 anos). Prepuberdade e puberdade. O indivíduo escolhe se deseja para sua sexualidade um homem ou uma mulher. Mas o comportamento sexual não seguirá necessariamente essa regra de preferência, devido a preconceitos, normas e falta de condições de expor suas preferências.

A qualidade da estrutura da personalidade se forma na fase fálica, mas o comportamento do sujeito se refere à fase libidinal.

6. Fase adulta. A estrutura da personalidade se torna imutável. O que se pode alterar é a quantidade de sintomas formados na fase libidinal e que podem se agravar ou se abrandar no decorrer da história de vida da pessoa.

Nenhum comentário: