O tema Igualdade é um dos mais desafiadores na história humana, pois encerra uma impossibilidade material: todas as pessoas são diferentes entre si. Ao mesmo tempo, traz consigo um ideal de equidade e proporcionalidade no tratamento das questões mais relevantes dentro do convívio humano, ou seja, a busca pelo justo, pela Justiça. Quem levanta o debate é o professor Antonio Minhoto, que trata da igualdade e das cotas étnicas durante as cinco aulas do Saber Direito desta semana.
O tema ação afirmativa é um dos mais relevantes dentro do estudo do direito na atualidade, sendo essencial que o aluno/estudioso tome contato com suas características e principalmente com sua dinâmica, a fim de que possa lidar de modo seguro, produtivo e eficaz com os novos desafios que a sociedade contemporânea lhe oferece, notadamente como um ambiente novo em que se desenvolvem as relações humanas, matéria-prima de qualquer profissional no campo do direito", ressalta o professor Antonio Minhoto.
Nesse contexto, a ideia de se adotar mecanismos que possibilitem a inclusão social se mostra como um desafio grande, mas vital à construção de uma sociedade de fato livre, aberta, fraterna, pluralista e sem preconceitos. No presente grupo de aulas, tem-se como foco os negros, em especial os negros no Brasil, notadamente com relação às chamadas cotas étnicas universitárias e ao acesso desse grupo social à educação.
Organize-se! Veja mais sobre:
- Direitos individuais e coletivos
- Teoria dos direitos fundamentais
Em 2016, estou compartilhando as anotações que fiz sobre as aulas que assisti no curso IOB Concursos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário